sexta-feira, 6 de junho de 2008

Grupo Vocal Balaio de Gatos



Os sons de trânsito, já tão comuns aos nossos ouvidos, ganharam um tratamento diferenciado neste documentário, graças à participação especial do grupo vocal BALAIO DE GATOS.
O gupo também fez uma releitura da música “Construção” de Chico Buarque de Holanda, que entrou como trilha da abertura do documentário.

O Grupo Vocal Balaio de Gatos é um noneto formado por duas sopranos, três contraltos, dois tenores e dois baixos.

O encontro do grupo surgiu através do Coral Cênico da Unifesp, do qual todos são integrantes. O desejo de cantar arranjos vocais é o mote inicial do grupo, que em seus encontros semanais se dedicam a buscar uma sonoridade semelhante ao canto coral, respeitando a individualidade musical de cada integrante.

Da intimidade que possuem, um som completamente novo e característico do noneto é impresso em cada arranjo que interpretam. Em seu repertório músicas como "A Ponte" de Lenine, "Fome -Come" de Luiz Tatit, "Because" dos Beatles, a folclórica de Santa Catarina "Boi-de-mamão", "Carcará" de João do Vale e José Cândido e, de Chico Buarque, a clássica "Construção". São algumas das músicas interpretadas pelo grupo que dão sentido ao nome "Balaio", tamanha a diversidade apresentada na escolha de seu repertório.

Sem dúvida o que fica é um refinado trabalho musical, em que as influências de cada integrante é o diferencial em um som ora sublime, ora agressivo, ora alegre e, em todos os momentos, emocionante, pois como já disse Nietzsche "sem música a vida seria um erro".

Fizemos um Making of da gravação deles, nos estúdios do LIS (Laboratório de Imagem e de Som) do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.






4 comentários:

Amanda disse...

Adorei nos ver com vcs!!!

beijo grande...
obrigada!

Amanda disse...

O making off está fantástico!!!!!!!!

Obrigada!

Ana Lasevicius disse...

O prazer foi todo nosso!

Sofia Yoneta disse...

Olá! Você saberia me informar se o Grupo Vocal Balaio de Gatos tem um site ou video na internet? No youtube não os encontrei (o nome parece muito comum) Obrigada!