terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Andar de carro com estilo

foto obtida no site OBVIOUS http://blogbeta.uncovering.org/archives/2008/02/um_museu_de_cal.html

Uma idéia sugestiva, para quem não quer abrir mão do "status" que o carro oferece. Talvez, em breve, venha a ser a única maneira de se andar de carro em São Paulo.
Este calçado é peça do Virtual Shoe Museum.

sábado, 27 de dezembro de 2008

"Numa cidade avançada, ricos usam o transporte público" - Folha de S.Paulo

O Jornal Folha de São Paulo publicou, no dia 6 de dezembro, uma entrevista com Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá e urbanista. A entrevista é bastante oportuna, nela Peñalosa enfatiza a necessidade de restringir o uso do automóvel para melhorar o trânsito. Aborda a questão do transporte público e a democratização do espaço urbano, coletivo. A calçada é um tema de extrema relevância, "Calçadas são parte do sistema de transporte, porque a jornada começa quando saímos de casa." "O que diferencia uma cidade boa de uma cidade ruim é a qualidade das calçadas."
A entrevista pode ser lida neste site:
http://ecourbana.wordpress.com/2008/12/07/numa-cidade-avancada-ricos-usam-o-transporte-publico/

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tá na Roda segue em frente, a passos largos! Em 2009 vamos pesquisar o Homem-Carro. Quem é esse sujeito?
Enquanto preparamos a pesquisa, vou postando alguns vídeos que nos ajudam a refletir sobre o comportamento deste ser motorizado.
Para começar, escolhi um vídeo que traz um trecho da tragicomédia Car Men de Boris Paval Conen e Jiri Kylian.

Boris Paval Conen assina a direção do filme, Jirí Kylián é uma das maiores referências da dança contemporânea internacional, e os quatro atores, Sabine Kupferberg, Karel Hruška,David Krügel e Giogonda Barbuto, são bailarinos.

O filme é Inspirado na Ópera Carmem de Bizet. Car Men é uma metáfora sobre o tempo, o movimento, a velocidade, a juventude e o envelhecer, que também nos mostra a relação bizarra, fetichista, criada em torno do carro, envolvendo sexualidade, jogos de poder e de sedução.

O filme é feito em pb, e a edição explora a técnica de avançar, acelerar e retroceder as imagens em certos trechos, seguidamente, o que nos dá a sensação de que os atores (bailarinos) estão tendo espasmos.

Gravado em uma mina de carvão abandonada, na Tchecoslováquia, o cenário é composto por sucatas de automóveis. A música de Bizet recebe arranjo eletrônico de Han Otten. O nome Car Men é um trocadilho com o nome da ópera.
Uma grande sacada!

Ana L.