terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tá na Roda segue em frente, a passos largos! Em 2009 vamos pesquisar o Homem-Carro. Quem é esse sujeito?
Enquanto preparamos a pesquisa, vou postando alguns vídeos que nos ajudam a refletir sobre o comportamento deste ser motorizado.
Para começar, escolhi um vídeo que traz um trecho da tragicomédia Car Men de Boris Paval Conen e Jiri Kylian.

Boris Paval Conen assina a direção do filme, Jirí Kylián é uma das maiores referências da dança contemporânea internacional, e os quatro atores, Sabine Kupferberg, Karel Hruška,David Krügel e Giogonda Barbuto, são bailarinos.

O filme é Inspirado na Ópera Carmem de Bizet. Car Men é uma metáfora sobre o tempo, o movimento, a velocidade, a juventude e o envelhecer, que também nos mostra a relação bizarra, fetichista, criada em torno do carro, envolvendo sexualidade, jogos de poder e de sedução.

O filme é feito em pb, e a edição explora a técnica de avançar, acelerar e retroceder as imagens em certos trechos, seguidamente, o que nos dá a sensação de que os atores (bailarinos) estão tendo espasmos.

Gravado em uma mina de carvão abandonada, na Tchecoslováquia, o cenário é composto por sucatas de automóveis. A música de Bizet recebe arranjo eletrônico de Han Otten. O nome Car Men é um trocadilho com o nome da ópera.
Uma grande sacada!

Ana L.

Nenhum comentário: